9 de jan. de 2010

Obama vira garoto propaganda de grife




Casa Branca reage e diz que presidente não autorizou uso da imagem
RIO - Um enorme outdoor com uma elegante imagem do presidente Barack Obama divulgando o nome de uma marca de roupa de frio foi uma das atrações da Times Square, coração da cidade de Nova York, na quarta-feira. O problema é que a foto não foi autorizada previamente pelo líder americano. A Casa Branca não gostou nada nada do uso de imagem. O curioso é que o mesmo ocorreu com a primeira-dama, no mesmo dia. A foto de Michelle Obama também foi usada sem autorização em montagem feita para campanha da peta, ONG que defende o tratamento ético de animais.

A imagem de Obama, tirada por um fotógrafo que trabalha para uma agência de notícias que vendeu o material para a grife, foi feita durante a recente visita de Obama à Muralha da China. Nela, o presidente aparece com um casaco da marca Weatherproof, dando oportunidade para a marca lançar a nova campanha "Um líder com estilo". A propaganda também estava na internet na quarta-feira.

Logo após a divulgação da campanha, a Casa Branca esclareceu que o presidente não havia autorizado o uso da imagem. O governo ainda informou que solicitaria a retirada imediata do outdoor porque a mensagem pode confundir os consumidores e fazê-los acreditar que o presidente permitiu a campanha publicitária.

Em declarações ao "New York Times", um porta-voz da Weatherproof reconheceu que tentou publicar em diversas revistas e jornais a foto do presidente, mas não conseguiu. Nesta quinta-feira, a imagem de Barack Obama não constava mais no site da grife.
07/01 às 08h42 
O Globo e agências internacionais

Nenhum comentário: