Apresentamos algumas dicas de filmes que abordam temas relacionados ao marketing.
Muito Loucos (Crazy People) – 1990
" E se um publicitário decidisse fazer uma campanha dizendo apenas a verdade? Seria taxado de louco? Este é o enredo por trás deste filme do início dos anos 90. “Há muitas lições para tirarmos desse verdadeiro ‘hospício’ que é a publicidade feita fora dos padrões dominantes. Somos todos loucos?”, questiona João Elias Nery, pós-doutor em Comunicação Social e coordenador do curso de Publicidade da Faculdade Cantareira." *
- Gênero:Comédia, Drama, Romance
- Duração:90 min.
- Origem:Estados Unidos
- Direção:Tony Bill, Barry L. Young
- Roteiro:Mitch Markowitz
- Distribuidora:WGA
- Ano:1990
- O Marketing da Loucura - somos todos insanos?
Mas as aparências enganam.
Até que ponto são válidos os diagnósticos dos psiquiatras — e até que ponto são seguros os seus medicamentos?
Investigando a fundo por detrás do verniz das corporações, este documentário, em três partes, expõe a verdade por detrás dos esquemas atrativos do marketing e fraude científica que escondem uma campanha de vendas perigosa e frequentemente mortífera." *
O filme foi disponibilizado no youtube:https://www.youtube.com/watch?v=OhxqNqQDxwU
- Efeitos Colaterais
"Carly passou seus 10 anos vendendo drogas...legalmente. Apesar dos conflitos sobre os valores entre a indústria farmacêutica visando lucro ás custas dos pacientes, ela foi seduzindo pela lucrativa América corporativa. Zach convence Karly a ser leal e seus valores e sair desse emprego lucrativo e vazio. Enquanto o relacionamento deles se desenvolve, karly cria um plano para sair dessa. Mas nunca é tão facil quanto parece." *
O filme aborda vários temas interessantes principalmente relacionados à ética, como o sucesso das empresas em detrimento da saúde dos consumidores e o papel do vendedor diante deste dilema. Dá para se ter a noção da importância de se considerar o usuário final no desenvolvimento dos produtos.
- Estreia DVD:20/10/2011
- Gênero:Comédia, Drama, Romance
- Duração:90 min.
- Origem:Estados Unidos
- Direção:Kathleen Slattery-Moschkau
- Roteiro:Kathleen Slattery-Moschkau
- Distribuidora:Warner Bros.
- Classificação:14 anos
- Ano:2005
- * fonte: http://cinema10.com.br/filme/efeitos-colaterais
- Super Size Me - A Dieta do Palhaço
"O diretor Morgan Spurlock decide ser a cobaia de uma experiência: se alimentar apenas em restaurantes da rede McDonald's, realizando neles três refeições ao dia durante um mês. Durante a realização da experiência o diretor fala sobre a cultura do fast food nos Estados Unidos, além de mostrar em si mesmo os efeitos físicos e mentais que os alimentos deste tipo de restaurante provocam." *
O filme relata os efeitos nocivos dos alimentos "fast-foods" à saúde humana sendo incentivado principalmente pela publicidade adotada pelas empresas que o fornecem.
"Curiosidades sobre Super Size Me - A Dieta do Palhaço
- O diretor Morgan Spurlock teve a idéia de rodar Super Size Me quando, pouco antes do jantar de Ação de Graças, viu na TV uma matéria jornalística sobre duas garotas adolescentes que estavam processando o McDonald's por torná-las obesas.
- A 1ª exibição de Super Size Me ocorreu em janeiro de 2004, no Sundance Film Festival. Menos de 2 meses depois, a cadeia de lanchonetes McDonald's anunciou que nenhum dos produtos por ela oferecidos teria mais o nome "Super Size". A empresa declarou que a mudança não ocorreu devido a repercussão do filme.
- Na Austrália o filme teve a melhor abertura de todos os tempos no país para um documentário, arrecadando cerca de US$ 800 mill em suas duas primeiras semanas de exibição.
- O orçamento de Super Size Me foi de US$ 300 mil."*
O filme foi disponibilizado no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=XiaET24DwaU
- Gênero:Comédia, Drama, Romance
- Duração:99 min.
- Origem:Estados Unidos
- Direção:Morgan Spurlock
- Roteiro:Morgan Spurlock
- Ano:2004
- * fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-56838/
Nenhum comentário:
Postar um comentário