
Clube criou departamento para distribuir DVDs e informações para jornalistas estrangeiros
Aos 19 anos, Neymar alcançou um feito improvável para jogadores que atuam no Brasil: entrou na lista de 23 jogadores cotados para receber a Bola de Ouro – título de melhor do mundo. O que poucos sabem, porém, é o intenso trabalho de bastidores feito pelo Santos para que o jovem craque alcançasse essa visibilidade mundial.
Neymar supera Messi e C. Ronaldo em votação
Tudo começou assim que o clube praiano renovou o contrato do jogador pela primeira vez, em 2010. Na ocasião, a diretoria propôs um plano de carreira ao atacante, sendo que um dos pontos era disseminar sua imagem no exterior. Para este quesito específico, o Peixe criou um departamento de gestão de carreira, tendo Neymar como carro-chefe do projeto.
Neymar conquista torcidas rivais
Em entrevista ao R7, o coordenador de comunicação do Santos, Arnaldo Hase, afirmou que o clube montou um esquema em torno do atacante para que ele pudesse alcançar a projeção necessária sem precisar sair do Brasil. O ponto determinante foi aproximar o jogador da imprensa estrangeira.
- Sempre que o Neymar viaja com a seleção, mandamos alguém da nossa equipe junto. Aí, então, distribuímos à imprensa local DVDs e material impresso com informações sobre ele. Além disso, sempre abrimos espaço para agendar entrevistas exclusivas com veículos da mídia estrangeira.
Durante a temporada no Brasil, Neymar também abre sua agenda de duas a três vezes por mês para atender aos repórteres que vêm de fora do país. Para selecionar os pedidos de entrevista, o Santos usa a estratégia de priorizar o momento. Atualmente, por exemplo, a preferência é para os jornalistas japoneses, visando à participação do craque no Mundial de Clubes, em dezembro, que será disputado no país oriental.
- A imprensa espanhola nos procurava muito, por conta do interesse do Real Madrid e do Barcelona, mas agora estamos evitando, porque a única coisa que eles querem saber é se o Neymar está vendido, para depois inventar rumores. E o presidente [Luís Álvaro] já disse diversas vezes que ele não será negociado agora.
De acordo com Hase, no entanto, o mérito do sucesso da empreitada deve-se principalmente ao próprio Neymar, tanto pelos resultados que conquistou dentro de campo quanto pelo carisma inato que possui.
- O Neymar tem muita capacidade de jogar futebol e de se comunicar. É um craque nos dois. Tudo que está acontecendo é fruto do trabalho dele. Se ele não tivesse ganhado títulos, não fosse destaque da seleção, não haveria nada disso.
Outro fator importante, segundo Hase, é o fato de o atleta ter conseguido superar dois estigmas que o marcaram durante certo período: o de bad boy e o de cai-cai. O primeiro ele ganhou após discutir com o então treinador do Peixe Dorival Júnior dentro de campo; o segundo, por simular muitas faltas.
- O comportamento de Neymar está cada vez melhor. Ele deu a volta por cima. As pessoas entenderam que ele não é um bad boy. Hoje ele é conhecido por seu fair play. Fazemos questão de mostrar isso também no exterior.
Neymar e a 9nine
O Santos não cuida sozinho da imagem de Neymar. Para fechar contratos de patrocínios, o atleta virou cliente da 9ine, agência de comunicação cujo sócio-proprietário é o ex-jogador Ronaldo. A empresa representa também o são-paulino Lucas e o jogador de futsal do Peixe Falcão, além de astros de outros esportes.
É inegável que a influência de Ronaldo no mundo do futebol também favoreceu a visibilidade do camisa 11 santista. Em diversas oportunidades, o maior artilheiro de todas as Copas afirmou para jornais estrangeiros que Neymar deve se tornar o melhor do mundo em breve. Porém, Arnaldo Hase não acredita que a inclusão do atacante na lista dos 23 que concorrem ao prêmio seja influência do ex-corintiano.
- A 9ine funciona como uma agência de publicidade voltada a contratos de patrocínio. A projeção da carreira do Neymar, sua imagem como jogador, foi formada pelo Santos.
http://esportes.r7.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário