Publicidade responde por US$ 5,5 bilhões, segundo estudo da Gartner
São Paulo - O Gartner diz que o faturamento mundial de mídias sociais deverá atingir US$ 10,3 bilhões em 2011, o que representa um aumento de 41,4% em relação aos US$ 7,3 bilhões em 2010. Segundo os analistas, que apresentarão pesquisas sobre o tema no Gartner Symposium ITxpo 2011, a perspectiva para o ano de 2012 também é de crescimento, podendo chegar a US$ 14,9 bilhões. Para 2015, a expectativa é que esse mercado chegue a US$ 29,1 bilhões.
O faturamento com propaganda é, e continuará sendo, a maior fonte de renda para a área. A estimativa é que as receitas com marketing cheguem a US$ 5,5 bilhões em 2011, podendo aumentar para US$ 8,2 bilhões em 2012. Os ganhos serão gerados por “display advertising” e comerciais em vídeo digital para dispositivos como PCs, celulares e tablets.
Para o Gartner, “o mercado fará a transição de ‘anúncios estáticos e por cliques’ para ‘engajamento contínuo’ dos usuários da Internet e alocará, portanto, uma porcentagem maior de seus orçamentos de propaganda para sites de redes sociais. Isto acontece porque estes sites, com a ajuda de empresas analíticas, podem desvendar as estruturas de dados dos usuários, mapeando listas de amigos, seus comentários, mensagens, fotos e todas as suas conexões sociais, com informações de contato e a mídia associada”.
Para calcular o faturamento com mídias sociais, os analistas do Gartner a definiram como web sites onde o conteúdo foi criado, consumido, promovido, distribuído, descoberto ou compartilhado com objetivo de estar relacionado com comunidades e atividades sociais, em vez de objetivos funcionais com foco em serviços. A definição ainda diz que seu conteúdo possui forma de palavras, imagens ou vídeos, em uma plataforma fechada ou aberta; e o seu fluxo de expressão pode ser unidirecional ou multidirecional.
![]() |
Em 2012, o valor total de faturamento das mídias sociais podem chegar a US$ 14,9 bilhões, sendo que US$ 8,2 bilhões virão da propaganda
http://exame.abril.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário