Tudo começou com um iPod nano, que pra mim era só um Walkman melhorado e levinho, se é que algum ainda lembra o que é o tal Walkman.
Usava pra dar uma corridinha e era legal poder ter minhas músicas prediletas em listas organizadas por atividades, por exemplo, “corridas”.. Ai veio um técnico da telefônica ajustar o speed e parece que gostou tanto de meu ipod que resolveu levá-lo digamos “emprestado”…
Depois da raiva passar comprei outro e passei a ter mais cuidado com técnicos do speed.
Entrei no mestrado e ao tentar desenvolver meu projeto de pesquisa me deparei com dificuldades na escolha do software que conseguisse realizar o que eu queria.. Entao ouvi falar de um software maravilhoso, que fazia tudo e mais um pouco do que eu precisava e ainda por cima era “open source”,opu seja Free, so tinha um pequeno detalhe: só rodava em um mac… Desesperos a parte, la fui comprar um macbook pro..o coisinha dificil, não tinha tecla print screen, apagar uma palavra era estranho, e como diabos eu ia ler meus arquivos do word, excell e tudo mais que eu havia acumulado em anos de experiência com o velho windows? No inicio quase pensei em usá-lo estritamente para a tese e ponto final…
O primeiro pau apareceu quando quis utilizar um hd externo que havia comprado junto com o macbook pro pra salvar as imagens e tudo mais da tese, como quase tudo na vida ele (o HD) era plug in play.. Liguei no mac e nada aconteceu, liguei no meu outro lap, um pc, e ele funcionou de primeira.. Comecei a desconfiar daquele computador metalico, achei que a tal maça poderia estar podre…
Conversando e fucando descobri que o tal HD estava formatado para o padrao PC (windows) e com a ajuda de um professor “macmaniaco” conseguimos re-formatá-lo no padrao mac, mas ai veio a surpresa, ele comecou a funcionar tanto no Mac como no Windows..

Um dia minha mala com o macbook pro virou e ele caiu de quina no chão, aparentemente não havia ocasionado nenhum problema além do amassado na quina do coitadinho, no mesmo dia mais tarde o mac comecou a travar, fiquei desesperado pois toda minha tese e diversas imagens estavam dentro daquela maça… comecei a ligar e desligar o mac ( o famoso boot) e nada dele voltar a respirar…
A noite já no auge do desespero e com manual na mão tive que formatar e re-instalar tudo…bem tinha backup dos arquivos, estava tudo ok.. mas teria que instalar todos os sofwares como word , excel e mais uma pancada deles que já havia me acostumado a usar…
Após a formatação e re-instalação do sistema operacional, o mac pergunta a linguagem, pais, fuso horário , etc e a última pergunta que ele faz e se você ja e um usuário de mac, caso positivo ele te pede para inserir o disco de backup, ok.. atá ai tudo bem, pensei ele vai recuperar meus arquivos, imagens etc e jogar tudo numa pasta e eu que me vire.. para minha surpresa ele nao só restaurou os arquivos mas restaurou todo o computador, programas, configuracoes inclusive as preferências do mouse.. UAL… Ok Steve Jobs , você venceu.. Fiquei pasmo…
Mas afinal o que tudo isso tem a ver com marketing, com odontologia , com o seu consultório?
O Relato que você acabou de ler acima descreve algo que sempre falamos sobre superar as expectativas do cliente…
Não só me apaixonei pelo mac, como daquele dia em diante tenho tentado migrar minha vida digital para ele. Agora a familia apple foi ampliada e possuo além do velho e bom Ipod , o Macbook Pró e um iPad, o famoso tablet que transpira novidade, intuitividade, interatividade e muitos mais “ades” que você lembrar e quiser adjetivá-lo… (falo mais dele em um próximo post)
Ter um cliente em seu consultório que espera “x“ e recebe “3x” com certeza vai lhe proporcionar retornos financeiros que você jamais sonharia.. exceda a expectativas de seus clientes, supreenda-os, faça-os felizes, nao venda isso, entregue sem vender, DÊ.. O retorno virá, as vezes mais rápido , as vezes mais devagar, mas acredite ele virá. Alguns colegas que converso e que me mandam e-mail dizem que isso é balela, que se o cliente for somente bem atendido já será cativado e voltará quando precisar.. E que tal fazer ele voltar quando não precisar? Fazer ele te indicar aos amigos? Isso só acontece quando se supera as expectativas quando se encanta o cliente literalmente. O marketing pode lhe ajudar em um monte de coisas, mas somente se você mesmo começar a se ajudar.
Então fica a dica, aprenda com o Steve Jobs e a Apple como criar necessidades em clientes potenciais que nem mesmo sabem que precisam do que você está vendendo..
Uma dica de leitura é o livro A cabeça de Steve Jobs
Um forte Abraço,
Marcos Rocha
http://www.marketingemodontologia.com.br
8 janeiro , 2011
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