8 de jan. de 2011

Desde quando isso é marketing?

Tenho ouvido exaustivamente nos últimos dias que o Assis fez muito bem o marketing da negociação do Ronaldinho. Como profissional de comunicação com mais de 20 anos de mercado, me ofendo profundamente com essas afirmações.
O que o Assis tem feito não tem nada a ver com marketing, a atitude dele é a de um simples leiloeiro que grita num microfone: –Quem dá mais! Quem dá mais!
O conceito fundamental de marketing é mais ou menos assim: atividade que visa despertar e atender as necessidades do consumidor.
Dentro dessas premissas marketing significa fazer com que consumidores amem a marca, desejem a marca e por ela se disponham a pagar mais do que pagariam por outras. Para isso usa-se diversos artifícios: qualidade, design de produto, associações com determinados estilos de vida e por aí vai.
Se os conceitos de marketing do Assis fossem plausíveis e, então, imitados por outros seria mais ou menos assim: a Apple lança o Ipad e o anuncia no mercado brasileiro. Você se interessa e vai lá comprá-lo. O vendedor Steve Assis Jobs lhe mostra o produto e lhe diz o preço, você gosta, mas acha um pouco caro, assim pede um tempo pra pensar. Vai pra casa, aperta daqui, aperta dali e resolve que você merece. Decide comprar o tão sonhado Ipad. Você volta pra loja com o dinheiro contado feliz da vida. Quando vai adquirir o produto, Steve Assis Jobs lhe diz que o preço aumentou, você precisará de mais dinheiro. Você volta pra casa, pega um cheque da diferença emprestado com um amigo e liga pro Steve Assis. Ele não aceita. Você dá outro jeito, sei lá, e ele concorda. Perfeito, você volta a loja, chega lá ela está fechada. Você liga pro Assis Jobs e ele lhe diz que o negócio está fechado, mas que teve que dar uma saída da loja, marca com você para outro dia, você volta e nada, liga de novo, ele lhe pede desculpas(será que pede??) e diz que vai levar na sua casa. Não leva. Você liga de novo, ele lhe diz que o preço aumentou de novo. Lá pelas tantas você descobre que ele está fazendo isso com todos que vão na loja.
Bem, não tenho como continuar essa analogia, porque a negociação ainda não terminou e o que o Assis faz é tão insano que é impossível na ótica do marketing tentar prever qual o próximo passo.
O que quero dizer com esse papo todo é que marketing tem a ver com encantar o consumidor, deixá-lo orgulhoso de si quando consegue adquirir a marca e com inveja os que não conseguiram. É isso que o Assis está fazendo? Tenho certeza que não. A cada dia vejo pessoas mais indignadas com tudo que está acontecendo. Quem costuma ler os comentários deixados por leitores nos noticiários de esporte pode perceber perfeitamente a mudança de atitude dos torcedores. No começo ficavam tirando onda um com o outro, agora, começam a aparecer comentários torcendo para que não feche com o seu time.
Sinceramente, como empresário, o Assis é um empresário, ponto. O único jogador de sucesso que sei que ele empresariou foi o irmão, que convenhamos, não precisaria de tanta competência assim pra fazer contratos milionários Como marqueteiro é um zero à esquerda, ele está conseguindo fazer com que uma marca como Ronaldinho Gaúcho, amado e idolatro no mundo todo seja motivo de piada e indignação. Ele está manchando uma carreira brilhante e mostrando ao mundo todo que é o Assis que a torcida tricolor há tanto anos já conhece.

SÁBADO, 8 DE JANEIRO DE 2011

Um comentário:

Netto disse...

Eu só considero marketeiro ... só acho que pode fazer marketing, que ESTUDOU PARA TAL! ...
Eu não posso construir um edifício ou viaduto ...
Eu não posso fazer uma coronária ...

Pq NÃO ESTUDEI!

Esse cidadão metido a "empresário" não faz nada NEM PRÓXIMO de mkt!

Por favor, não confundam ...

Parabéns pelo post e God Save the Marketing!

= )