O Brasil é o país mais vezes campeão no esporte mais popular do mundo, o futebol. Pela quantidade de pessoas que acompanham cada detalhe dos campeonatos e vibram nos jogos como se fossem um verdadeiro "acontecimento" em suas vidas, é fácil perceber que somos um povo fanático por esse esporte.
E essa relação torcedor x clube ultrapassa o limite da razão e estabelece um vículo emocional de dar inveja a qualquer marketeiro que trabalha com produtos ou serviços "convencionais". Já imaginou se uma consumidora de Activia, por exemplo, fosse tão envolvida e apaixonada pela marca como é um corinthiano roxo?
Com esse contexto, os times brasileiros têm a faca e o queijo na mão pra fazer uma belíssimo trabalho de valorização e exploração de marca. Mas... parece que ninguém sabe ou quer fazer isso direito.
A consultoria Crowe Horwath RCS divulga anualmente uma estimativa do valor das "marcas" dos principais clubes do mundo. Ao cruzar essa informação com a quantidade de torcedores que cada um tem, chegamos a um resultado pífio. Em geral, os clubes europeus sabem trabalhar MUITO melhor as suas marcas, mesmo com menos torcedores.
O Flamengo, por exemplo, é o time com a maior torcida do mundo (33 milhões de torcedores no Brasil!), mas sua marca não vale nem 1/5 do valor da marca "Manchester United", que tem apenas 4 milhões de torcedores na Inglaterra (veja gráfico abaixo).
Somos bons de futebol, mas de Marketing....
Por Erros de Marketing, do Mundo do Marketing
11/01/2010
joaomarcos@tothetop.com.br
http://www.mundodomarketing.com.br
2 comentários:
Muito bom esses dados não tinha conhecimento de tais verdades.
Incrível mesmo, fiquei estática, estudo Marketing e esse ano até estava pensando que quando rolasse algum trabalho de Brand faria com o Corinthians, mas agora com esses dados saberei direcionar melhor a respeito do assunto!!!Embora eu acredite que falando em termos de Brasil o Corinthians é uma marca e tanto, sem comentários.
Parabéns pelo post!!
Flamengo e Corinthians só tem essa marca toda por causa da midia "baba-ovo". Não torço pra time nenhum mas se tem dois times que pelos títulos e competitividade deveriam ter mais marca, Internacional e São Paulo.
Postar um comentário