
Durante anos ouvi estas perguntas e posso garantir que, se bem estruturado, o Marketing pode apoiar o posicionamento das empresas, fortificar suas vendas e sua comunicação/relacionamento com o mercado.
Conheço diversas empresas Brasileiras que cresceram e se consolidaram através do seu esforço, qualidade, transparência e compromisso com o resultado do cliente. Empresas que ultrapassaram décadas, que geram empregos e movimentam a economia deste nosso País. Algumas até conquistaram seu espaço em outros países. Mas o mundo mudou, a globalização, concorrência acirrada, busca pelo melhor “produto” e melhor preço, e até mesmo estas empresas passam a buscar a profissionalização de sua comunicação com o mercado. Como transmitir sua essência e ainda buscar crescimento de vendas neste novo cenário?
Integrando algumas ações bem sucedidas que acompanhei no mercado, montamos um “guia das melhores práticas”: Planeje e direcione seu Marketing orientado a vendas e comunicação de sua essência:
• Defina seu objetivo e “sonho” – curto, médio e de longo prazo;
• Planeje seu potencial mercado – existem informações de mercado que podem sustentar este planejamento e serem cruzadas com os parâmetros próprios, ex.: tamanho de mercado, regiões potenciais, maior potencial de crescimento, lucratividade, aderência, soluções customizadas, equipe de vendas preparada, etc;
• Construa as listas de prospects por segmentos de mercados potenciais. Qual o tamanho destes mercados? A quantos tenho acesso? Como ampliar meu acesso?;
• Trabalhe estes mercados, construa cases de sucesso e se torne referência;
• Conheça os decisores e influenciadores no processo de compra. Qual o perfil deles? Necessidades? fatores que influenciam a compra? O que é preciso para ganhar? etc;
• Defina os produtos, serviços ou soluções por mercado potencial. Customize e/ou apresente ao mercado de forma que ele perceba que é customizado a ele;
• Trabalhe integrado com a comunicação e vendas. “time de snipers” ;
• Seja criativo na comunicação com propects e mercados potenciais;
• Defina quais os meios para se chegar ao prospect – dos anúncios em veículos especializados aos e-mails que seu time de vendas pode enviar a determinado mercado;
• Fortifique parcerias que conheçam seu “produto”, mercado e com a experiência necessária. 1+1 tem que ser 3 ou mais!;
• Mensure resultados – mesmo que de forma macro, mas tenha certeza que os esforços com determinado mercado ou solução, estão trazendo os retornos esperados. Caso contrário reavalie suas ações, soluções, mercados…
O mais importante…Coloque em prática, este é o ponto mais importante! Não adianta só sabermos como deveria ser feito….
Este guia é apenas um resumo de referências de casos bem sucedidos que pude acompanhar. Deve ser customizado a cada empresa e negócio.
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