24 de jul. de 2009

Tipos de Mídia Social

Mídias sociais são ferramentas online projetadas para permitir a interação social a partir do compartilhamento e da criação colaborativa de informação nos mais diversos formatos.Elas abrangem diversas atividades que integram tecnologia, interação social e a construção de palavras, fotos, vídeos e áudios. Esta interação e a maneira na qual a informação é apresentada dependem nas várias perspectivas da pessoa que compartilhou o conteúdo, visto que este é parte de sua história e entendimento de mundo.
Redes Sociais permitem as pessoas, empresas construírem páginas com informações sobre si, se conectar com amigos, compartilhar informações. As redes Sócias podem ser Dividas em 3 tipos:

Rede Social Informal: São redes de relações entre indivíduos, de conhecimento mais próximo, relações já formadas que dão origem a esse grupos, esse tipo de rede normalmente é constituído relações que as pessoas estabelecem durante a vida, que podem ser , por meio de familiares, vizinhos, amigos, colegas de trabalho, organizações etc. as redes de relacionamento começam na infância.
Rede Social de Negócios: é formada por profissionais e funcionários de instituições públicas ou privadas, por organizações não-governamentais, organizações sociais etc., e fornecem atenção, orientação e informação, comercialização de produtos entre outros. Exemplo disso o é o Linkedin uma rede de negócios fundada em Dezembro de 2002 e lançada em Maio de 2003. (É comparável a redes de relacionamentos), e é principalmente utilizada por profissionais. Em Novembro de 2007, tinha mais de 16 milhões de usuários registrados, abrangendo 150 indústrias e mais de 400 regiões econômicas.
Rede Social Intermediária: é formada por pessoas que receberam capacitação especializada, tendo como função a prevenção e apoio. Podem vir do setor da saúde, igreja e até da própria comunidade.

As Maiores Redes Sociais são: MySpace, Facebook ,Bebo, LInkedin, o Orkut é grande é, mas é quase uma rede social exclusiva do Brasil, então não podemos contar como uma das maiores do mundo pra vocês terem idéia apenas 3% dos usuários são do E.U.A, Orkut faz sucesso no Brasil e na índia .
Dentro deste grupo de Redes os seguintes serviços mais usados são:

Blogs
A forma mais conhecida de Mídia Social concerteza é o Blog. Blogs são verdadeiros vamos dizer Diários, Jornais, pare e pense mais da metade das noticias que correm na Web vem de Blogs, ou site blogs vamos dizer, pois hoje praticamente quando se cria um site, sempre se publica ele em um formato de, ainda mais com o uso de ferramentas de gestão, isso tem se tornado cada vez mais freqüente.

Wikis
São sistemas que permitem as pessoas adicionarem conteúdo e editar as informações, trabalhando no conceito de Comunidade, o melhor e mais conhecido todo mundo sabe é o Wikipedia, A enciclopédia on-line com mais de 2 milhões de artigos em diferentes idiomas. Tem profissional de T.I que não sabe o que é um Wiki mas pula essa parte.

Podcasts
É uma nova maneira de receber conteúdo em áudio e vídeo pela internet. O usuário assina os canais desejados e passam a receber, periodicamente, as atualizações. Os arquivos – músicas, vídeos, programas esportivos e jornalísticos – são baixados para o computador, automaticamente ou de acordo com as preferências do usuário. Depois, podem ser transferidos para aparelhos portáteis, como o tocador de música digital iPod e mp3 players.

Fóruns
São áreas de discussão on-line, criam-se os tópicos muitas vezes em torno de temas específicos e interesses. Fóruns vieram muito antes, do termo “social media” e são elementos de comunidades on-line. Fóruns Famoso no Brasil são o Clube do hardware, Guia do Hardware e o Baboo.

Comunidades de Conteúdo
São comunidades que organizam e partilham determinados tipos de conteúdo. O mais populares tipos conteúdos tendem a formar comunidades em torno de fotos (Flickr), bookmarked links (del.icio.us) e vídeos (YouTube).
Um exemplo é o Vídeo Aula Brasil que foi lançado há pouco tempo, o tema principal do site é compartilhar conhecimeto atraves de Vídeo Aula. Em breve la terá algumas video aulas minha de Linux.

Microblogassging
É uma forma mídia social que permite aos usuários que façam atualizações breves de texto (geralmente com menos de 200 caracteres) e publicá-las para que sejam vistas publicamente ou apenas por um grupo restrito escolhido pelo usuário. Estes textos podem ser enviados por uma diversidade de meios tais como SMS, ou pela web. Quando falamos de Microblogging, não podemos esquecer o Twitter que é o Líder deste mercado, existem vários serviços deste tipo tem o Plurk, o Gengibre que foi criado no Brasil a diferença é que você ao invés de texto você envia voz.


Postado dia 23. jul, 2009
por Bruno de Souza
in Marketing Digital

Nenhum comentário: