23 de nov. de 2008

"Tá tudo mapeado"

Saiba usar os mapas on-line como uma eficiente ferramenta de marketing e planejamento para novos negócios

Por Viviane Maia





Eles traçam direções, apontam os melhores caminhos no meio do trânsito das grandes cidades e funcionam como uma espécie de calculadora para contabilizar o número de pedágios em estradas intermunicipais e interestaduais. Os mapas on-line têm se tornado cada vez mais uma ferramenta para aumentar a produtividade da empresa e, principalmente, reduzir custos. E o melhor: basta ter um computador com acesso à internet ou um celular com acesso via Wap ou tecnologia 3G para entrar nos sites que oferecem essas informações.
Microsoft, Google e Apontador Maplink são algumas das companhias que oferecem os serviços de mapas on-line. Todas usam conteúdo de mapas digitais e fotos da empresa belga Tele Atlas e da americana Navteq. Elas captam informações de mapas turísticos, guias de CEPs, listas telefônicas e plantas da cidade. Além de fotos aéreas e de satélite compradas de outros fornecedores ou tiradas de acervos do governo. Para que as informações passadas ao usuário sejam as mais próximas das reais.

Em geral, os fornecedores oferecem gratuitamente, como degustação do serviço, a ferramenta de traçar rotas. No entanto, quando há outros cálculos como pedágio, combustível e quilometragem, o usuário paga uma mensalidade.

Mas os mapas on-line não se restringem apenas a traçar rotas. Esses sistemas ganharam status de ferramentas de marketing e planejamento de negócios. Ao ser inserido no site ou em folhetos da empresa, o serviço pode indicar qual é a localização exata da sua empresa e, no caso da página da web, uma explicação de como chegar até o local. Outro benefício que começa a ser explorado é o geoprocessamento, a saber: a utilização de mapas on-line aliada a pesquisas e análises que projetam o potencial de consumo de uma determinada cidade ou região. "Para quem deseja montar ou expandir negócios, essa ferramenta aponta a localização dos concorrentes, onde a demanda não é atendida", afirma Francisco Gioielli, engenheiro de vendas do Google Enterprise.

Diante de inúmeras funções e fornecedores, fica complicado escolher o mapa on-line mais adequado à sua empresa. Especialistas da área de tecnologia dão algumas dicas. Guilherme Stocco Filho, gerente de desenvolvimento de negócios para mercado de consumo e on-line da Microsoft Brasil, diz que é importante verificar a periodicidade da atualização do mapa. "Isso faz toda a diferença para quem deseja traçar rotas. Em São Paulo, 5.000 ruas mudam de sentido ao mês", diz o gerente. Outro fator importante para a decisão é identificar quais funções são indispensáveis ao seu negócio. "Faça um test-drive em diferentes serviços e veja quais podem ajudar sua empresa", afirma Helton Falusi, sócio da HTC, consultoria especializada em tecnologia.


André Luis Bernardi, sócio da transportadora Total Express, de Cuiabá (MT), optou pelo test-drive. Ele conta que usava o mapa on-line para traçar rotas e calcular os valores dos pedágios. Depois, ele começou a experimentar a função que indicava as estradas em más condições. E, logo, incorporou-a. Bernardi diz que a empresa investe R$ 600 por ano para ter acesso ao mapa on-line, utilizado nos sete caminhões da transportadora. "Devemos colocar no site mapas que informam onde é a empresa."

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