2 de jan. de 2012

Consultores juniores de Ribeirão exportam serviços




Formada por 54 estudantes da USP, Júnior FEA já tem até fábrica dos EUA na carteira de clientes


De dentro de um pequeno escritório instalado em casa no campus da USP, em Ribeirão Preto, um grupo de estudantes, na faixa dos 20 anos de idade, ajuda a definir o planejamento de marketing e de finanças de algumas das principais empresas da região.
Os jovens cursam Economia, Administração e Contabilidade na FEA, da USP, e integram a Júnior FEA, pertencente à instituição de ensino e que presta serviços de consultoria nas áreas de marketing, finanças e recursos humanos. O portfólio foi ampliado e oferece também análises de custos e diagnósticos estratégicos.
Durante esse ano, foram realizados 14 projetos de consultoria para companhias de portes variados. O saldo supera os 13 projetos de 2010.
Nesse ano, os consultores da USP estrearam no mercado internacional, com a prestação de consultoria para uma empresa americana do setor de maquinário e de construções pesadas.
"Existe uma demanda reprimida, e se, tivéssemos mais estrutura, daria para atender pelo menos mais dois projetos neste ano", diz Vitor Serra, presidente da Júnior FEA. Segundo ele, em média cada projeto dura entre dois e quatro meses.
Voluntários
A estrutura da Júnior FEA é formada por 54 alunos-consultores que cursam o quarto ano das faculdades. Eles são voluntários da empresa, que na verdade é uma associação sem fins lucrativos.

A remuneração dos "funcionários" é baseada principalmente na exposição deles no mercado de trabalho. A interação com os profissionais da empresa contratante gera uma rede de contatos que pode render futuros contratos de emprego.
Outra forma de pagamento pelo serviço prestado são cursos de treinamento, reciclagem e estrutura (computadores etc.) adquiridos com parte do faturamento. A outra parte do dinheiro recebido com os projetos é mantida em caixa para manter os custos da própria companhia.
"Estamos satisfeitos", diz analista de empresa-cliente
A Companhia de Bebidas Ipiranga, fabricante de bebidas de Ribeirão Preto, está entre as clientes da Júnior FEA.

"Ela foi contratada para dois projetos específicos e os resultados foram satisfatórios", diz Danilo de Souza Leão, analista sênior de marketing da empresa.
Como foi?
Foram dois projetos. Um deles foi pesquisa de satisfação com a comunidade que mora no entorno da fábrica [no bairro Ipiranga] em relação às ações de responsabilidade social promovidas pela companhia.

E o outro projeto?
Foi uma pesquisa de varejo, conduzida por um profissional de marketing e com duração de três meses.

Qual o objetivo?
Entender o comportamento do consumidor e o processo de decisão de compra para refrigerantes de baixas calorias. Para identificar oportunidades, a pesquisa analisou, como temas, a percepção de alteração do layout versus a facilidade do consumo; a frequência de compra versus o motivo do consumo; e consumo versus facilidade no acesso.

Qual o resultado?
Esse trabalho ofereceu informações estratégicas, com grande riqueza de detalhes, e serviu de suporte para nortear as estratégias, direcionando mais esforços do setor de marketing.

A empresa recorrerá novamente à Júnior FEA?
Não temos data específica, porém sem dúvida queremos contar com a parceria da instituição. Contar com uma consultoria séria e de alto nível é, com certeza, estar à frente em um mercado supercompetitivo, como é o negócio de bebidas.

Qual o diferencial da Júnior FEA?
Oferece trabalhos de qualidade, com alto poder crítico, análise conclusiva e equipe qualificada. A elaboração dos projetos oferece elevado grau de assertividade, refletindo sempre em bons resultados.


Delcy Mac Cruz
http://www.jornalacidade.com.br

Nenhum comentário: