22 de dez. de 2011

Buzz - marketing de boca em boca


"The Anatomy if Buzz" é um livro bastante conceituado e talvez um dos primeiros a tratar o tema do "boca em boca" de forma sistematizada.
"The Anatomy if Buzz" é um livro bastante conceituado e talvez um dos primeiros a tratar o tema do "boca em boca" de forma sistematizada. Este é um tema actual, em virtude do crescimento recente das redes sociais. Embora não aborde directamente o tema, essa é a principal razão pela qual este livro, que já tem mais de dez anos, vale a pena ser destacado novamente.

O autor, Emanuel Rosen, pretende clarificar a forma como o buzz pode ser lançado e gerido, de modo a se alcançar uma massa crítica de consumidores. É, nesse sentido, um livro com aplicação empresarial. Mas, afinal, o que é isso do buzz? O autor define-o como "todas as comunicações ‘boca em boca’ relativamente a uma marca. É a totalidade de todas as comunicações entre uma pessoa e outra no que respeita a determinado produto, serviço ou empresa num determinado momento." A definição acaba por ser algo limitativa, dado que o buzz aplica-se a muito mais do que produtos, mas o autor tem razão quando constata que a partilha de informação entre as pessoas é um reflexo natural, um mecanismo de sobrevivência que se pode observar em toda a Natureza.

Na primeira parte do livro o autor define o buzz, constata a existência de redes e de como o buzz se difunde. A seguir, aconselha o leitor a como ser bem-sucedido nas redes e, finalmente, mostra como trabalhar e estimular o buzz. Porém, o leitor não deve esperar revelações disruptivas.

A maior debilidade do livro reside no facto de o mundo ter mudado muito desde que foi escrito. Não se trata apenas do facto de os exemplos apresentados serem algo datados, mas sobretudo da ausência de referências às redes sociais online e a outros mecanismos de transmissão de informação dos nossos dias. O crescimento da Internet, do Facebook, Twittere a mobilidade alteraram a realidade e o livro, logicamente, não aborda esta revolução. No entanto, conceptualmente nada se alterou, pelo que ter a noção que o buzz existe desde sempre pode ajudar-nos a interpretar melhor o mundo actual.







Autor: Emanuel Rosen 
Editora e Data: Gestão Plus - 2008 (Original Currency 2000) 
Frase: "As empresas têm de compreender que não estão a vender a clientes, mas a redes de clientes" 
Palavras Chave: "Buzz"; "Redes"; "Pontos Focais"; "Redes Invisíveis"; "Peritos Sociais"; 
Apreciação: ***





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