14 de out. de 2011

Resumindo os ensinos de Kotler no Brasil



são muitos os ensinamentos do guru do marketing, mas quero resumir os conselhos dado na sua palestra realizada na última Expo Managment,aproveitem, aprendam e coloquem em prática.

O grande mestre do marketing mundial com mais de 51 livros escritos, falou em uma de suas palestras no Brasil que o marketing deve ser dividido em três fases:
1.0 atinge a mente das pessoas é o marketing tradicional que fazemos no cotidiano, mas essa fase de atender somente as necessidades já está ultrapassado, é preciso avançar.
2.0 Essa segunda fase atinge o coração das pessoas é desenvolvido partindo de dados observados no comportamento dos consumidores causando envolvimento com as pessoas, aqui você alem de atender as necessidades você desenvolve produtos que vão atender necessidades que eles não sabem que tem.
3.0 Não só atende as necessidades mas enxerga as pessoas de forma mais ampla, quando você se torna uma empresa que quer mudar a vida das pessoas, está interessado no legado, você começa a criar necessidades neles.
Segundo Kotler temos que ir além da mente e coração é preciso atinger o espirito, causar impacto, transformar pessoas e contribuir para uma sociedade formando um mundo melhor.
Na visão do grande mestre as empresas deveriam trabalhar suas ações de marketing sob tres pesperctivas.
Gerencia de produtos- envolveria a criação de produtos alem das necessidades dos clientes seria você provocar necessidades imbutidas nele, também envolve os 4 ps( preço, praça, promoção,propaganda)
Gerencia de clientes- é a parte que cuida dos clientes, envolve a segmentação, divisão, estratégia a ser desenvolvida para atingir os resultados.
Gerencia da Marca- campanhas de Branding, fortalecimento da marca, solidificação da marca, essa seria a estratégia.
Ai está de forma clara, básica e objetiva a visão do Guru do Marketing de Philip Kotler, que possamos aprender e utilizar no nosso dia a dia empresarial, lembrando que marketing tem relação com cliente, se a base para sua estratégia não for essa você está errado.
Augusto Junior é um jovem ,Escritor,Consultor, Fundador e Diretor da JFGESTÃO, é um dos palestrantes mais jovens do Brasil,foi apresentador do programa Passos para o Sucesso na tv jaguari, esta cursando graduação tecnológica em processos gerenciais-FGV,  , foi diretor do CETRED (centro de treinamento revolucionário dinâmico) 
12 de outubro de 2011, às 00h38min

Nenhum comentário: