31 de jan. de 2011

O Marketing do Antimarketing


O São Paulo, contraditório como só sua diretoria pode ser, anunciou hoje de manhã seu novo reforço: Rivaldo.
Um reforço que não é fruto de qualquer planejamento e que pode ser visto como uma oportunidade por sua conhecida habilidade e por se cuidar muito bem. Mas sua principal função pode ser o que a foto acima ilustra bem: ser uma referência de postura, de qualidade e talento. Para os outros olharem e aprenderem.
Mas Rivaldo não é, nem nunca será, uma referência de marketing.
Rivaldo
Quando a contratação foi anunciada, a nota oficial do São Paulo anunciava a preparação de um plano de marketing para usar a imagem do pentacampeão. A pergunta que fica é: como fazer um plano de alavancar vendas usando a imagem de um jogador que é a encarnação viva do antimarketing?
Rivaldo já proferiu, por exemplo, a seguinte frase: com um pouco mais de marketing, eu poderia ter sido melhor do mundo três ou quatro vezes.
O que eu acredito plenamente. O que não acredito é que este “um pouco de marketing” seja função do clube.
O jogador sempre foi tímido, introspectivo, praticamente um bicho do mato. E é a isso que ele se refere, quando sugere “um pouco mais de marketing”.
Rivaldo sempre tomou decisões corretas na carreira e fez sucesso por onde passou (exceção feita ao buraco negro chamado Uzbequistão). Mas como lapidar a imagem de alguém que é um diamante tão, mas tão bruto?
Como o marketing esportivo brasileiro ainda caminha e o São Paulo mais fala do que faz, as estratégias de marketing resumir-se-ão a qualquer camiseta comemorativa lançada para vender um pouco mais.
Não haverá nada muito além disso. E com o perfil de Rivaldo não poderia ter mesmo.
A contratação, por mais estabanada que seja, acaba sendo uma oportunidade para o futebol do clube e também para os diretores continuarem cantando de galo.
Afinal, não há marketing que mude ou esconda uma personalidade tão sincera (e tímida) quanto a de Rivaldo. Nem seu futebol!

Autor do post:
Rodrigo Ferreira 

Um comentário:

Anônimo disse...

Rivaldo no São Paulo me deixa livre pra sonhar com a volta de Biro Biro no Corinthians.

Claro, brincadeiras a parte, esse lance de marketing esportivo na real, não existe!

Fazer marketing é coisa de profissional ... que ficou la na universidade, se lascando, revirando e consultando "Administração de Marketing" do Kotler até a cabeça não aguentar mais...

Pra alguém que tem FORMAÇÃO na coisa ... por um profissional...o que não vem sendo feito atualmente, aqui no Brasil...

Corinthians?

Não, o Corinthians tbém é apenas um "projeto de marketing" esportivo...

O time tem uma grande fabricante por trás que dita quais são as melhores ações a se tomar, orienta a equipe de profissionais que alí lideram a frente de "marketing" do time...

Ao menos que se contrate uma empresa séria, ou profissionais de marketing de verdade, nada tem sido feito mesmo a altura dos times do Brasil...

Ou seja...

Ou se contrata Kotler para literalmente se fazer marketing pelos times, não to dizendo contratar do ponto de vista de trazer o cara pra trabalhar numa porcaria de time Brasileiro, mas estou falando de uma aproximação e profissionalização deste setor no futebol, ou então teremos sempre pequenos progressos, que enganam todos aqueles que não conhecem a fundo o marketing...

Fazer marketing é coisa séria...
As estratégias e táticas devem ser vitais, vitoriosas e que entrem para a história...

nem guerrilha, muito menos um viral como os de grandes times internacionais temos por aqui ...

Marketing esportivo?

Acorda gente, isso que vem sendo feito pelos clubes Brasileiros está longe de ser colocado como marketing esportivo... na minha modesta opinião.

Faça marketing de verdade com profissionais de marketing de verdade...

Ou então, contrate uma agência para tal... sai mais barato do que ficar fazendo esse monte de açãozinha medíocre que vimos nos dias atuais...

Um exemplo?

Entrega a conta do Corinthians na mão do Sr. Washington Olivetto pra vc ver só o ARREGAÇO que ele faz com uma marca que se chama Corinthians.

Anyway, parabéns pelo post e pelo blog!

Abzzzz...