14 de ago. de 2010

A utilização do Marketing Digital e Presencial no varejo

Mesmo com o aumento exponencial das compras online pelos brasileiros, a grande fatia de consumo no varejo ainda se dá por meio presencial. Daí, a importância de diversificar os meios de comunicação para atingir um maior número de consumidores.



O impacto causado pela Internet no comportamento das pessoas é grande e por ser tão conectado com novidades, o marketing não poderia deixar de sofrer influências do mundo web. Como prova desta influência, basta analisar ações desenvolvidas por grandes empresas do varejo, que passaram a aliar estratégias tradicionais ao marketing digital.
Em 2009, mesmo com a crise que assolou o mundo e comprometeu o desenvolvimento de setores da economia, as compras presenciais tiveram crescimento menor que as compras online, mas, mesmo assim, continuam sendo um importante meio para alavancar negócios. Por isso ações de divulgação não podem se restringir apenas ao modal online.
Grande parte do processo de decisão ainda acontece longe do mundo virtual. A escolha de produtos nas prateleiras ainda é grande e particularidades como apelo visual e localização do produto têm grande influência para a escolha. Levar estas características para o mundo digital pode representar sucesso em vendas.
Para obtenção de êxito em campanhas para levar seu produto até o consumidor, é preciso planejar a forma com que a mensagem será levada, atentando para aspectos como objetivo e amplitude. Mesmo a web sendo uma ferramenta ágil e útil, sua utilização não descarta a possibilidade de utilização de meios presenciais.
Por isso, é importante saber que o sucesso do seu produto/negócio passa pela sua exposição para os clientes, mas é necessário utilizar ferramentas corretas tanto no meio digital quanto no presencial. Divulgar de forma errada pode ser nocivo, ocasionando prejuízo ao invés de lucro.

Por Bruno Mendes
14th agosto, 2010
http://www.pontomarketing.com

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá!

Fico feliz em ver que o trabalho desenvolvido no Ponto Marketing tem leitores e adeptos. Obrigado pela menção de crédito e parabéns pelo trabalho do blog.

Abraços,

Bruno Mendes

Unknown disse...

Bruno, obrigado pela generosidade e, igualmente, parabéns pelo conhecimento e pertinência demonstrados nas coisas que escreve.

Sinta-se convidado a visitar sempre o "Mkt Students"...
a casa é nossa...