31 de mai. de 2010

Esqueceram Do Marketing!

Estou pensando em montar um tumblr com as piores propagandas e ações esportivas dos últimos dias, pois a coisa está péssima, talvez eu esteja sendo um pouco dramática, mas vou fazer um post sobre as campanhas que são feitas na Argentina, aí você vai me entender. Mas como sou uma pessoa positiva acredito que até 2014, vai ter um grande up no mercado, afinal o que não faltam são cursos, palestras,cases e eventos.
Um dos melhores textos que eu li esses dias foi do Erich Beting sobre marketing:
1ª Lição: “Marketing não é vender patrocínio!” – recomendo a leitura –
Tenho dois amigos que foram no último jogo do Palmeiras no Palestra e aconteceu exatamente como o Erich escreveu no texto, não houve nenhuma preocupação de tornar aquele momento especial por parte do clube, nenhum suvenir, pareceu que foi um jogo normal. Quando me contaram aquilo fiquei sem reação, nós vamos sediar uma copa e nem sabemos cuidar do nosso próprio torcedor, imagina com o mundo inteiro aqui!


Estamos vivendo dois extremos:
1. Os clubes não fazem nada para propor interatividade e relacionamento – novas mídias
2. Outros se esquecem da qualidade do bom e tradicional marketing

Marketing no esporte pode transformar a história de um clube. O Corinthians está fazendo um marketing muito forte em cima do Centenário, talvez ele não ganhe nenhum título esse ano, mas com o dinheiro que ele está arrecadando, quero ver alguém parar o timão em 2011.
Seja ações de curto ou longo prazo, sempre tem algo a ser feito. Falar de futebol no país do futebol é puro negócio.

Um bom uso das mídias sociais foi à cidade de Vancouver para os Jogos Olímpicos de Inverno 2010, esse é um case legal de ser estudado.
O marketing sempre será a base de tudo para qualquer evento seja copa ou olimpíadas, mas a África do Sul tem a capacidade de fazer absolutamente nada de comunicação. Ela tinha o ouro nas mãos e decidiu jogar fora. Para retratar melhor responda essa pergunta: Você prefere passar suas férias na África ou na Alemanha? Se você respondeu Alemanha, seja bem vindo ao clube!

Não estou dizendo que ela fez tudo errado, mas ela ignorou certos pontos que são essenciais.
A Copa do Mundo é um dos principais acontecimentos do mundo e a África do Sul tem cerca de mais de 50 mil ingressos sobrando!!!!
O principal esporte na África do Sul é o Rugby, a população é pobre e o turismo é fraco, então alguém pode me explicar o motivo dos ingressos estarem chegando a U$$ 900???
Os organizadores têm todos os motivos para não cobrar valores exobirtantes, mas eles decidiram usar como exemplo a Alemanha!!

Realmente espero que todos os erros que aconteceram na África do Sul, não se repitam em 2014. Teremos um trabalho triplicado, pois nós somos o país do futebol, as expectativas estão a todo vapor. O Brasil terá muito que investir em turismo, relacionamento e marketing tradicional e digital.
Em questões de negócios, a copa de 2010 já foi, temos que nos concentrar em 2014!!

30/05/2010

http://conexaoesportiva.wordpress.com

Um comentário:

Unknown disse...

Na Argentina há muitas marcas que têm excelentes campanhas de marketing. Quilmes é uma.
Quando viajei a Buenos Aires gostava de mirar a televisão em meu apartamentos em Buenos Aires e tentar entender tudo.