
A ideia de fazer uma campanha de marketing de sucesso que conecte a sua marca aos consumidores, não só com relação ao mundo online, mas também às estratégias utilizadas para alcançar o público alvo offline, devem ser constituídas, primeiramente, de diferenciação. Se você quer que as pessoas falem sobre seu produto ou sobre sua marca, você primeiro deve dar a elas o que falar. Aqui a diferenciação e o conteúdo da sua mensagem são a linha tênue entre o botão “excluir” do “encaminhar”. Falar e fazer coisas diferentes, mesmo que seu produto não seja tão diferente dos concorrentes, é o primeiro fundamento para um boca-a-boca e o buzz acontecerem.
Mas, antes de sair por aí fazendo planos e bolando campanhas de marketing viral, você deve primeiro ouvir o que seus consumidores já estão falando de você, pesquisar se existem fóruns de discussão sobre seu produto ou sobre a categoria do seu produto, procurar por blogs ou blogueiros que já falaram sobre ele e descobrir quais são as principais críticas que rolam no mundo online sobre tudo que envolve a sua marca, são passos primordiais para fazer sua campanha dar certo. Primeiro, porque ouvir o que as pessoas já estão falando traz o feeling para o boca-a-boca – quando ouvimos, descobrimos o que é ou não relevante para elas. Segundo, porque falar com uma pessoa que já está falando sobre sua marca é melhor e mais fácil do que falar com outra que nunca ouviu nada a respeito dela, fazendo com que esse seja um bom ponto de partida para um relacionamento de longo prazo. Terceiro, porque é mais fácil os consumidores reclamarem com outros consumidores do que com a própria empresa, ou seja, ficar de olho no que já foi dito é também uma forma de identificar problemas latentes e solucioná-los antes que a coisa fique feia.

Outra estratégia a ser utilizada é encontrar os influenciadores dentro do seu mercado-alvo. Dentro de todos os mercados-alvo existem aquelas pessoas que são mais convincentes, conectadas e sabem mais do que as outras. São essas pessoas que sabem diferenciar uma mensagem boa de uma mensagem ruim e é com elas que você tem que falar.
De cara, já podemos citar dois tipos de influenciadores: os trendsetters e os trendspreaders. Tendsetterssão aqueles consumidores formadores de tendências e influenciadores de opinião na maioria dos mecados-alvo. Alguns estudos apontam que quase sempre os Early Adopters (consumidores que costumam adquirir certos produtos muito antes do comum) são identificados como trendsetters, pois fazem uma experimentação antecipada do produto e conseguem formar sua opinião antes de todos. Já ostrendspreaders são os consumidores que espalham as tendências, opiniões e mensagens, são normalmente comunicativos, muito sociáveis, possuem uma agenda enorme de contatos e estão interessados nos outros adquirindo produtos e conhecendo marcas que eles próprios acham relevantes. Para que uma campanha dê certo o ideal é tentar atingir os dois tipos de influenciadores, uma vez que são tipos complementares.
De qualquer forma, o melhor jeito de construir um relacionamento duradouro com os consumidores através de campanhas que os conectem ainda mais a marca ou o produto, é fazer uma combinação de uma boa campanha publicitária, que leve novas informações aos consumidores, fazendo com que eles queiram espalhar a mensagem de maneira eficiente, com uma segmentação correta para quem tal mensagem deve ser destinada, de forma que os esforços de marketing não sejam assim desperdiçados. Não é nenhum bicho de sete cabeças e nem uma ciência do outro mundo. O importante em uma boa campanha de marketing viral é dar aos consumidores certos o que falar, o resto eles fazem.
Por Carolina Gancev
http://midiaboom.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário