26 de ago. de 2009

Criação do setor de marketing em uma empresa

Em resposta à PATRÍCIA FARIA, Supervisora de Vendas da BEBIDAS MAX WILHELM,a respeito da criação do setor de marketing em uma empresa, digo o seguinte:

Antes de qualquer coisa, é preciso entender duas coisas:

1. É preciso conhecer a empresa em que o setor será criado: Quais são os seus Valores, qual a sua Missão? Como ela quer ser reconhecia por seu público externo e também interno (endomarketing). Pois, se sabemos que o marketing é um dos responsáveis por trabalhar a imagem da empresa e o que ela quer passar ao mercado, nada melhor do que começarmos entendendo com que “cara” ela quer ser reconhecida.

É preciso ter bem definido qual é o negócio da empresa. Uma empresa de engenharia e construção, embora tenha um setor comercial, como toda empresa, tem seu foco em mostrar credibilidade e segurança na elaboração de projetos e na construção de empreendimentos. Enquanto que uma rede de supermercados geralmente tem seu foco em preço e variedade de produtos. Da mesma forma como não adianta essa rede de supermercados focar apenas em ter lojas enormes e bem construídas, se seu público alvo acaba optando por menor preço, não justifica a empresa de construção fazer propaganda de preço baixo, se o seu consumidor quer morar com segurança e conforto, aceitando para isso pagar mais caro.

2. Geralmente o setor de marketing atua muito próximo ao setor comercial ou de atendimento ao cliente. A proximidade, não necessariamente física, favorece à maior agilidade na percepção das opiniões dos clientes e do acompanhamento do desenvolvimento de estratégias e pesquisas de marketing.

A composição do setor pode variar de empresa para empresa, respeitando seu porte e, novamente, seu foco. Mas geralmente deve ser composto por “sub-setores” a saber:

· CRM – que cuidará de consolidar informações a respeito das percepções, reclamações e sugestões dos clientes. Bem como administrar o banco de dados dos clientes e cuidar das datas comemorativas (aniversários, natal, páscoa, etc) administrando essa ferramenta de fidelização dos clientes.

· PESQUISAS – que pode ser feito pela mesma pessoa/equipe que está no CRM. Responsável por elaborar e implementar pesquisas de mercado, de satisfação e outros. Além de consolidar o retorno dessas informações.

· PUBLICIDADE E COMUNICAÇÃO – que vai providenciar todo material de comunicação com o público interno/externo; levantar custos de publicidade e colocar em pratica as ações definidas de comunicação ou publicidade. Cabe a esse setor também a responsabilidade pela atualização de informativos e ferramentas de comunicação com clientes e colaboradores da empresa, como internet, intranet, murais, etc.

SUPERVISÃO – o principal papel do gestor desse setor será interagir junto à direção geral da empresa e gestores de outros setores para definição das estratégias de marketing a serem aplicadas. Em seguida repassando para os seus colaboradores essas definições. Além de ser responsável pelo bom funcionamento do setor.

Em relação à parte física, como maquinário, materiais e n° de pessoas, vai variar, primeiramente, de acordo com o negócio da empresa e o quanto se está disposto a investir.

Patrícia, espero ter ajudado.

Caso alguém tenha alguma contribuição, gentileza comentar nesse artigo.

Abçs,

Davson dos Anjos

Um comentário:

Unknown disse...

Obrigada pela ajuda, está sendo de grande valia para me nortear.