24 de set. de 2008

Marketing imobiliário exige bom planejamento

O aumento no número de imóveis em oferta fez crescer a concorrência e despertou a atenção das construtoras e imobiliárias para a necessidade de seduzir os clientes
O planejamento de lançamento e comercialização de produtos é rotina no setor empresarial. Entre empreiteiros e imobiliaristas não é diferente. O que mudou de alguns anos para cá é a importância dada à forma de apresentar os imóveis.
O marketing imobiliário envolve campanhas publicitárias, ações dirigidas e eventos que ajudam a manter a empresa e o produto em evidência.
Nas cidades maiores, condomínios para a classe A são lançados em eventos grandiosos, com shows musicais ou humorísticos e celebridades entre os convidados.
O coordenador do curso de Gestão Imobiliária em Maringá, Adriano Goedert, explica que faltam profissionais da área de marketing para o setor de imóveis.
Ele acredita que há um excelente potencial na região e investimentos em serviços especializados, porque um trabalho bem feito ajuda a dimensionar o que realmente significa a venda: a realização do sonho da casa própria.
Demanda
“A demanda por estes profissionais existe e acredito que direcionar a carreira para este setor vai conferir ainda mais credibilidade ao profissional, seja ele da área de marketing ou gestão imobiliária”, destaca.
O lançamento de um produto, novo serviço ou outra ação promocional sempre vai requerer um planejamento adequado: identificar o público-alvo, o canal de vendas mais adequado e as necessidades que deverão ser atendidas para essa demanda específica.
Goedert lembra ainda que o investimento em um consultor parece alto, mas o profissional especializado direciona o orçamento ao público-alvo e à estratégia mais adequada para atingi-lo. No final, a resposta de mercado compensa.
Perfil
O profissional da área de marketing imobiliário aplica as leis e práticas utilizadas no mercado para outros produtos. Ele estrutura a campanha com base no perfil do cliente; tipo de mídia e pesquisas de opinião.
O investimento direcionado pode significar diferentes estilos de promoção: eventos, anúncios, palestras ou comerciais que podem ser veiculados em mais de um tipo de mídia.
Os especialistas indicam alguns pontos fundamentais que ajudam a garantir o sucesso de um empreendimento na área de imóveis: ter um bom produto a oferecer; ter meios de exposição adequados; equipe de vendas bem preparada e dinâmica; comunicação eficiente (inclui material publicitário de alta qualidade) com o cliente e o mercado.
Boa parte do mérito de uma campanha bem sucedida está na equipe de atendimento ao cliente. O padrão de excelência deve ser mantido, inclusive, no pós-venda. Neste setor, a propaganda de boca a boca ainda influencia bastante.


Juliana Fontanella
[24/09/2008 - 23:45]

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