(trecho de entrevista do site "Tudo Agora" com RAFAEL ZAMPIERE -
especialista em maketing pessoal)

TA - Muita gente acha que o Marketing Pessoal é apenas aparência. Isso procede? Se é ou não é, explique por gentileza o que motiva a sua resposta e análise a respeito.
RZ - Imaginemos dois estudantes candidatos à uma vaga de estágio: um que estudou numa renomada faculdade, participou até de cursos no exterior, porém sente dificuldades na hora de expressar todo o conhecimento que possui.E outro que estudou numa faculdade menos conhecida e frequentou somente treinamentos na sua própria região, mas que consegue transmitir com clareza e energia suas idéias.Qual dos estudantes aparenta possuir maior competência e eficiencia para o mercado de trabalho atual? Quem deverá convencer melhor os selecionadores do estágio?Certamente, aquele que conseguir expressar da melhor maneira o seu valor. Um recrutador somente é capaz de captar as qualidades e capacidades que o candidato souber expressar adequadamente. Afinal, como o responsável pelaseleção poderia adivinhar os atributos de cada candidato? Esses profissionais frequentemente não têm tempo para intuir ou especular sobre os candidatos!Ao agirmos sempre pautados pela ética, podemos aceitar que Marketing Pessoal seja a credibilidade e envolvimento aparentes que transmitimos nas nossas ações.
TA - Comente um pouco sobre a verdadeira importância do Marketing Pessoal tanto para quem quer conquistar uma vaga no mercado de trabalho como também para pequenos e grandes empresários que vivenciam negociações diariamente em suas empresas.
RZ - Façamos a seguinte analogia: qual a primeira impressão que criamos de um veículo numa loja de automóveis? Enxergamos, primeiramente, a sua mecânica e conforto ou a sua funilaria?Certamente, batemos os olhos primeiramente na qualidade da sua apresentação e apenas selecionaremos os carros dentre os que nos causaram uma impressão incial favorável.Tenderemos a deixar de lado os que estiverem com pintura arranhada ou amassados, ou seja, aqueles que nos causaram uma impressão desfavorável - mesmo que possuam excelente mecânica e desempenho.O mesmo acontecerá com um candidato durante um recrutamento no mercado de trabalho: os selecionadores somente poderão captar as qualidades e capacidades que o pretendente à vaga souber expressar - e não aquelas queele simplesmente possuir.Numa negociação empresarial, as partes transmitem a ansiedade que sentem pelo negócio e existem formas para identificarmos, por exemplo, limites de preço e pagamento em cada um deles através de expressões verbais enão-verbais específicas.Todo indivíduo que desejar se comunicar com clareza e aumentar a aceitação das suas idéias deverá desenvolver habilidades a fim de gerar maior credibilidade e envolvimento nos seus alvos. E a ciência que ensina de maneira integral essas estratégias é o Marketing Pessoal.
fonte: Tudo Agora
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